terça-feira, 27 de maio de 2014

Só Falta Relinchar

Bem. Uma palavra por vezes bonita, por vezes malvada, por vezes filantrópica. 
Deixa eu explicar. Quando tu vês uma casa bonita como sinônimo de muito bonita podes dizer, ela é bem bonita, já por algumas outras vezes podes falar de alguém e dizer, ela é bem malvada, e para falar de uma pessoa caridosa ou bondosa podes dizer, ela é uma pessoa bem boa.  Neste ultimo caso juntamos dois adjetivos para evidenciar o quanto a pessoa é boa, somasse a este o bem e o boa.

Nos últimos meses, ou anos não sei, tenho cada vez mais sentido asco de ser brasileiro. E por favor não me venha com aquele velho discurso patriótico ao estilo tropicália querendo dizer que aqui é uma terra boa, que as pessoas são felizes que isso não me satisfaz nem me convence mais. O maucaratismo é tamanho que todo mundo que fazer o que bem entende.   

As pessoas fingem que são educadas, fingem que sabem, fingem que pensam, fingem que entendem, chega a ser ridículo do ponto de vista humano. Basta olhas no transito, são motoristas que não dão seta, outros cortam sua frente, outros estacionam errado, pedestres que atravessam a rua como se ela fosse o corredor da sua casa, e se reclamas ainda o sujeito quer ter razão. É quase que de origem endêmica. 


Salvo alguns que ainda tem valores e atitudes reais de moral. De fora parece que vivemos nos tempos da caverna. Outro dia numa conversa com uma prima, Luciane, refletíamos como seriam as coisas se tivéssemos a educação de ontem com a fartura das coisas de hoje. Mas seria muito, seria demais exigir de uma população inteira que somente estuda segundo a literatura do MEC, alunos que não sabem nem concatenar uma frase inteira, seria exigir demais.


Pior é exigir do jovem de dezoito anos que ele de soluções para o futuro, segundo Platão para um sujeito ser rei, antes ele precisa ser guerreiro, depois artista e por ultimo filosofo. No Brasil para um sujeito ser rei ou governante, primeiro ele precisa se orgulhar de seu analfabetismo, segundo saber reclamar e protestar, terceiro beber muito e por ultimo e mais importante, saber passar todo mundo no bico. Assim teremos o sujeito perfeito para governar este país e querer o baluarte ou arauto de moral para todos os outros compatriotas, ainda quando algo der errado o mesmo ensina a resposta, " eu não sei de nada". Ecce huomo. 



Este são os heróis nacionais, estes são os maiores brasileiro, ganhando prêmios doutor honoris causa, bem aqui temos a resposta do porque tantos universitários são analfabetos funcionais. O grande herói contemporâneo não estudou e tirou diproma de doutô

Espero eu um dia poder ver meu país nos trilhos e não se perdendo cada vez mais. São poucas as almas REACIONÁRIAS, que ainda tentam mudar as coisas, que buscam usar a racionalidade e o bom senso para justificar as atitudes e não apenas relinchar a ignorância e querendo ensinar, pois a burrice mata, mata o caráter, mata a moral e mata o bom senso e se não mata é arrotada de forma escrota ou vomitada de maneira a querer parecer inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares