terça-feira, 6 de maio de 2014

Medo





Medo


Uma palavra tão pequena, mas com uma estrutura tão forte que é capaz de destruir uma vida.
Existem pessoas que passam seus dias com vontade de fazer coisas, mas  uma força as impede, um pensamento, um lembrança. Muitas ficam no será que vai dar certo e acabam por desistir de sonhos, de projetos, de estruturas de vida.


Há quantas vezes já fui em velórios e as pessoas ali choravam a saudade ou a falta que a pessoa iria fazer. Mas ninguém lembrou dos fracassos, dos medos, dos sonhos que ali se acabavam. Lembro-me ainda do falecimento de uma amiga minha, Dona Sílvia, que numa noite conversava conosco, riamos, brincávamos e não sabíamos que na manhã seguinte ela não estaria mais conosco, daria o ultimo suspiro segurando minha mão.

Escrevi sobre isso para lembrar o que Santa Teresinha de Lisieux já dizia: "Minha vida é um brevíssimo segundo". E é justamente assim que se passa nossa vida, num brevíssimo segundo, são coisas tão clichês que já não nos damos mais conta ou fizemos questão de abafar. Numa sociedade que preza somente pelo vazio, pela informação, pela aparência esquecemos muitas vezes de nossa capacidade de superar as coisas e sair da escuridão do medo. 


Pergunto a ti meu amigo que está lendo este texto. Qual o teu sonho? O que deixas-te de fazer por causa do "si" ou do "será"? 
Pegue um papel e coloque teus sonhos ali escritos e não faça como a maioria que responde que foi por culpa da vida ou por falta de oportunidade. Pergunte a si mesmo se não foram  tuas escolhas que te fizeram ficar parado a beira do caminho. 

Não sei o que se passou na cabeça de minha amiga Dona Sílvia, mas sei que todos falaram que ela era uma pessoa com valores e amor como ninguém. Mas naquele exato momento vi em seus olhos, e foi o que mais me marcou, a sensação de que ainda haviam coisas que ela queria fazer e o neto que há muito ela não via e queria ver. Sei que naquele dia morreram sonhos, projetos e histórias.

Bem quando falo em sonhos podem parecer coisas grandes, projetos grandes, mas hoje mesmo vi uma amiga que me dizia que comprou uma moto fazia um mês e ainda não conseguia andar por medo. Conversamos sobre isso e ela disse que iria vencer isso porque ela sabia que a origem do medo se dava justamente dos filhos que zombavam dela querer andar de moto. Este é outro fator que levamos em conta, as pessoas e o que elas vão pensar de nós. 

Para isso basta um pouco de olhar para si. As pessoas que zombam de ti, não vivem sua vida, não sabem de sua força interior e não sabem da sua vontade. Se elas tem força para te colocar em situação de parada é porque seu sonho não era tão importante, não as culpe. Mas se seu medo se apresenta mais forte quando elas zombam e reages achando desculpas para não continuar eu te pergunto: Vais suportar passar a vida inteira se questionando "se eu tivesse feito?".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares