terça-feira, 13 de maio de 2014

Retalhos da Vida

O que o medo faz, já escrevi um pouco, como o belo deve participar do nosso quotidiano tenho ainda muito que escrever. Mas gostaria de refletir hoje sobre como temos pouco conhecimento de nossos talentos, de nossas coisas, de nossas histórias.
Hoje saí para visitar uma amiga e como ela não se encontrava, parei e fiquei conversando com o seu irmão que é estofador. Ficamos conversando e vi um roupeiro antigo no fundo da estofaria, como gosto de antiguidades resolvi saber da historia do roupeiro. 

Junto a história do roupeiro fui conversando sobre o trabalho dele, buscando saber o que ele fazia, perguntando coisas etc.  Descobri que o mesmo tinha muitos retalhos de tecidos de antigos trabalhos guardados, como sou designer de Interiores, também fui dando dicas de estofamento, de trabalhos de reaproveitamento de como ele deveria traçar metas, projetos, otimizar o que ele tem. 

Bem isso pode parecer tão pequeno, tão ínfimo, mas ele me disse uma coisa surpreendente, ao menos para mim. Que dentro de casa havia mais malas cheias de retalhos.

Depois desta introdução quero iniciar minha reflexão.

Quantos retalhos de Tua vida estão guardados dentro das malas de seu coração? De sua vida?

Estes retalhos guardadas nos roupeiros da vida, nossas historias, retalhos de histórias, de lembranças, de vivencias, de experiencias, de amigos que já se foram, de amigos que não vimos mais, da escola, das brincadeiras são estas "coisas" que guardamos ou deixamos de lado  que às vezes temos que abrir novamente e retirar das malas, retirar os retalhos, e pegar uma poltrona nova, um sofá novo ( que são nossas escolhas diárias, nosso projetos e sonhos), e iniciar uma nova forma, usando tudo que tínhamos nas malas, aquilo que considerávamos restos, coisas, somente coisas.

              Podem aparecer retalhos dolorosos, retalhos felizes, mas cabe a ti somar cada um, misturar os retalhos pois quanto mais colorido ficar, mais vivo e diferente será e justamente este colorido é que te faz ser único, especial.

              Ah! Como me fez bem conversar com aquele amigo, que por sinal tinha um apelido que faz bem emprega-lo agora, "Prego", este era o apelido dele, o mesmo prego que ele usa para fazer seus sofás, que usamos para construir casas, pregar quadros, fotos. E o Mal usou pra pregar meu Jesus na cruz, mas isso pra mim foi um benefício de lá daquela cruz saiu o bem que eu precisava. Mas isso é uma outra história!

              Para encerrar esta manhã maravilhosa que tive, vi a filha de minha amiga com mais duas crianças brincando, fui ver o que estavam fazendo. Como estavam desenhando, resolvi desenhar também. Desenhei uma casinha, um quarto e uma cozinha. Elas já logo se mostraram tão felizes, por tão pouco foram ali me dizendo o que eu devia desenhar em cada comodo. Espero ter me transformado num retalho na mala da vida para estas crianças.

Por ser Católico creio que todo mundo tem dentro de si pelo batismo a força de Cristo, como Ele é sumo Bem, também creio que temos a bondade e bem como nossa principal raiz, mas as intempéries da vida e nossas mas escolhas e histórias fazem muitas vezes emergir o que é ruim.
Mas aquele retalho ruim, pode ser somado aquele desenho feliz, junto aquele retalho feliz, com aquela história feliz e assim misturando tudo podemos revelar nosso potencial. Experimente visitar alguém, uma asilo, um amigo desanimado, dar um abraço, sentar com crianças para brincar. Te surpreenderás com o que isso vai fazer com tua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares