Um dos deuses romanos era Janus, que dará nome ao nosso mês janeiro. Justamente por causa dele temos este princípio de festejarmos a virada do tempo, a mudança do tempo.
O deus Janus tem várias faces viradas para todos os lados, lembrando sempre que o homem deve ter seu olhar voltado para toda sua história.
Em nossa cultura judaico cristã comemoramos 2015, como mais uma das contribuições da cultura católica para a humanidade, pois somente por causa do nascimento de Cristo é que temos o tempo contado como tal.
Quem não comemora ou não se sente cristão ou não o é, deve no caso buscar outra contagem cronológica para comemorar.
Bem, mas vamos falar de virada de ano. Tantas pessoas vestidas de branco, desejando um ano novo feliz, desejando paz, esperança, sorte, fortuna. São tantos sonhos feitos neste tempo, nestas horas... Mas o que muda depois do virar dos ponteiros?
Absolutamente nada. Pois as coisas vão continuar absolutamente iguais, as pessoas serão as mesmas, os casas serão as mesmas, as ruas serão as mesmas, a não ser que haja um desastre ou coisa do tipo.
O réveillon deve ser uma mudança cotidiana, uma mudança do belo, uma mudança do pensamento e da consciência.
Aproveite, mesmo que seja na "onda" da massa e faça hoje o seu dia mudar, suas atitudes mudarem. Pois se o homem não muda as suas atitudes, as coisas a sua volta não mudam.
Janus, o deus das mudanças e tradições, não existe como assim pensavam os romanos, tendo em vista que eles personificavam as personalidades humanas em deuses. Entretanto esta realidade psíquica deve continuar, pois algumas tradições pessoais as vezes precisam ser mudadas, algumas mudanças quotidianas precisas ser realizadas. Inicie mais este tempo mais este ano, mais esta história de um jeito novo.
Feliz Ano Novo, ou melhor Feliz Tempo Novo, Vida Nova, ou se preferir Sonhos Novos e esperança, pois em nosso país é a unica coisa que temos: a Esperança.